segunda-feira, 4 de junho de 2012

Hello Clarice!


   Um personagem do cinema que sempre me encantou, foi o sedutor Dr. Hannibal Lecter. Inteligente, charmoso, envolvente, violento e perigosamente fascinante.

   Os filmes, que contam a saga do menino que cresceu atormentado por seus demônios e que em busca de redenção se transforma num psicopata canibal, foram baseados nos livros (que nunca li) de Thomas Harris. Com exceção de Hannibal, A Origem do Mal.
     Como é de conhecimento público, sou meio preguiçosa para leitura e muito fã da Sétima Arte. Então assisti aos filmes.
     As produções foram filmadas fora de ordem, mas isso não atrapalha o entendimento da história. Na mitologia de Hannibal tudo começa em A Origem do Mal (último filme). Onde descobrimos como o monstro foi criado. Apesar de toda a insanidade, eu senti pena dele e até compreendi suas atitudes. Em seguida temos Dragão Vermelho (segundo filme). Há uma enorme lacuna entre eles. 
       Enfim, o canibalzinho salta de adolescente vingativo à homem feito. Astuto e prudente, ele quase sempre consegue ficar impune por seus crimes. Temos a colaboração maravilhosa de Edward Norton interpretando Will Graham, o agente do FBI que quase morre ao prender nosso amigo carnívoro. Não posso esquecer de Ralph Fiennes, Emily Watson, Harvey Keitel e Philip Seymour Hoffman. Todos ótimos!!!
     Agora, o melhor de todos sem sombra de dúvidas é O Silêncio dos Inocentes! O que é aquela tensão sexual entre o Dr. e  a Clarice? Este filme foi o primeiro a ser rodado. Uma curiosidade: durante suas falas, Lecter simplesmente não pisca! Anthony Hopkins usou esse artificio para acrescentar uma atmosfera misteriosa ao personagem.
      E tudo termina em Hannibal (terceiro filme). Juliane Moore como Clarice se saiu bem. Mas sua atuação não se compara com a de Jodie Foster. A tensão não é a mesma. Mesmo assim recomendo!