terça-feira, 27 de julho de 2010

Fonte da vida


Confesso que não entendi absolutamente nada neste filme. Mas encontrei alguém que entendeu.
Eis a explicação:

"Bem… primeiramente me deixa triste ver como ninguém parece ter entendido a trama do filme, que nem é tão difícil de entender se o espectador insistir em o assistir e prestar atenção em sua trama, já que a principal e única falha do filme é ser um tanto chato. Sim, a fonte da vida não irá chamar a sua atenção, não irá te prender, fazer com que você o queira assistí-lo, mas se você for persistente e o ver atentamente do começo ao fim, verá que a fonte da vida possui um enredo lindo, completo e deslumbrante.

Como muitas pessoas parecem ter problemas em entendê-lo, a partir daqui irei fazer alguns comentários, que possuem spoilers, então, se você ainda não assistiu ao filme, não é recomendável que leia daqui para baixo.
O filme trata-se basicamente de um romance, com duas histórias, uma real, e outra imaginária. E se passa em três diferentes épocas, em 1500, 2000 e 2500. Em 2000, Tom é um médico, que pesquisa a cura para o câncer, e se depara com uma árvore anciã da América Central, que parece possuir efeitos que cancelam o envelhecimento, podendo inclusive rejuvenescer. Izzy, sua esposa tem câncer, escreve um livro, que conta a história da busca da árvore da vida pela Espanha. Ocorre que Izzy morre sem completar o livro, e antes de morrer, pede para que Tom o termine. Aqui, o espectador tem que começar pensar um pouco e ler as entrelinhas do filme para o entender.

Com a morte de Izzy, o médico fica extremamente frustrado, e continua a pesquisar a árvore anciã, afim de tornar as pessoas imortais. Em uma viagem para a Guatemala, ele tira um dos frutos dessa árvore e planta onde sua esposa está enterrada, e ali cresce uma árvore, e que como Izzy havia dito a ele, ela estava viva dentro daquela árvore. Essa árvore possuía os mesmos efeitos rejuvenescedores que a da Guatemala, e Tom se manteve vivo durante 500 anos se alimentando com um pedaço dessa arvore. Depois de 500 anos, ele descobre um meio de ir para Shibalba, onde Izzy renasceria e eles poderiam ficar juntos novamente. Durante esses 500 anos, Tom não foi capaz de terminar o livro de Izzy, e constantemente tinha visões de sua esposa pedindo para que ele o terminasse.

Quando estavam quase chegando a Shibalba, árvore, e Izzy, morrem novamente, e mais uma vez ele vê a imagem de sua esposa pedindo para que ele termine o livro. Então ele percebe que a vida eterna não pode existir, e ele apenas poderá ficar para sempre com Izzy se ele também morrer. Nesse momento ocorre o que para mim é a uma das melhores cenas que eu já vi em um filme… ele olha para ela e diz “eu vou morrer” e ambos sorriem… Então ele termina o livro dela, de modo a mostrar que a vida eterna não existe, e nesse momento, ele coloca de volta a aliança que achou anos depois de Izzy morrer, ele não havia a colocado desde então por causa da história do livr, onde a rainha pediu para o conquistador que apenas colocasse a aliança quando ele achasse a vida eterna, era o que ele pretendia fazer, apenas a colocaria de volta qdo trouxesse Izzy de volta a vida, mas como então percebeu que o único modo de ele conseguir viver para sempre ao lado de Izzy era apenas morrendo, ele percebe que finalmente encontrou a vida eterna, e coloca a aliança no dedo.

O filme termina, com a morte de ambos, no ano 2500.

Resumindo, tudo que se passa no passado, não existiu na vida real, era apenas o livro de Izzy, mas ajuda a entender os sentimentos de ambos, os anos de 2000 e 2500 tratam de apenas uma única história, de como uma pessoa é capaz de tentar buscar a vida eterna, para ficar ao lado de sua amada, trazendo-a de volta a vida.

Enfim, o filme é simplesmente fabuloso. Espero que gostem do comentário."

Fonte: Middle Land

Agora dá até pra rever o filme.